Como ganhar dinheiro no Tesouro Direto?

Inauguramos há alguns dias o novo site do TDireto, e a partir de agora publicaremos com frequência notícias, dicas e orientações sobre como aumentar seu patrimônio investindo no Tesouro Direto.
Estamos recebemos diversos e-mails de nossos leitores e vamos, aos poucos, respondendocada tipo de dúvida.
Hoje vamos entender um pouco melhor a estratégia de longo prazo, que permite ganhos de 5 a 40%, dependendo do prazo escolhido. Vamos lá.
Existem duas formas básicas de ganhar dinheiro no Tesouro Direto. A primeira envolve comprar títulos como LFT, LTN e NTN-B e esperar o vencimento, recebendo como retorno a taxa de compra contratada. Para investidores mais conservadores, esta estratégia basta e é muito superior à Poupança. Hoje a LFT rende pouco mais de 11,5% aa bruto, e é possível adquirir LTNs com taxas superiores a 13% se você esperar o momento certo para compra.
A segunda forma envolve comprar os títulos em momentos de altas taxas e vender quando a mesma chegar a valores mais baixos. Exemplo: se você acessar nossa página de gráficos e escolher o título NTN-B Principal 2035, verá que nos últimos 90 dias tivemos preços variando entre 673,37 e 818,1. Temos, neste caso, uma variação de 21,49% num período.
Se você observar bem, neste pequeno período não daria para ter todo este ganho, pois o menor preço veio depois do maior preço, então não seria o caso de ter estes 21% de ganho agora. Mas podemos chegar perto disto.
Em 30/09, este título era negociado a 705,25 (6,28%) e, no dia 15/10 chegou a 810,83 (5,59%). Quem comprou no dia 30 e vendeu 15 dias depois, apurou um lucro bruto de quase 12%, já descontado o deságio de venda (os preços de compra e venda são diferentes).
Entretanto, com 15 dias, o governo cobra 50% de IOF e 22,5% de IR. Neste caso eles são cumulativos (já questionei o Tesouro e falaram que é assim mesmo) e nos deixariam um lucro liquido de pouco mais de 3% em 15 dias.
Caso não fizesse a venda no dia 15/10 e optássemos por fazer a venda no dia 29/10, teríamos um preço de compra de 750,82 (6,01%), o que nos daria um lucro bruto de pouco mais de 4%, do qual seria descontado 3% de IOF e 22,5% de IR.
Para que não topou 3% líquido em 15 dias, não faz muito sentido ter 4% bruto em 29, certo? A próxima data boa para venda seria 26/11, onde temos preços em torno de 790 (+-5,8%). Vendendo neste dia, seria possível obter um ganho bruto de quase 10% em pouco mais de 50 dias. Neste caso, nosso IOF seria 0, e o IR 22,5%, perfazendo um ganho líquido de aproximadamente 7,75%.
Ok, entendi que dá para ganhar dinheiro se eu comprar em uma taxa mais alta (pelo últimos 6 meses, acima de 6,2% é uma taxa razoavelmente alta) e vender a uma taxa mais baixa (abaixo de 5,8% pode ser um bom momento para venda) mas o que eu faço com meu dinheiro depois de vender a NTN-B? Compre LFT.
Para quem não conhece, a LFT é um título de rendimento diário e liquidez semanal. Enquanto as taxas de compra do NTN-B Principal estão abaixo do desejado, você pode manter seu dinheiro em LFTs e vender assim que a taxa de compra do NTN-B se aproximar do alvo (eu começo a comprar sempre que passa dos 6,2%). Como você pode vender apenas às quartas-feiras, pode ser necessário vender antes de chegar a 6,2% e deixar o dinheiro parado no banco ou na corretora por alguns dias. A LFT hoje rendo algo como 0,9% bruto ao mês.
Bom, esta é nossa estratégia e temos recomendado isto à vários amigos. Recomendamos que busquem se informar mais sobre o funcionamento do Tesouro e sempre estaremos dando dicas e tirando dúvidas dos nossos leitores.
Não esqueçam de baixar nosso aplicativo para Android. Com ele é possível consultar as taxas atuais do Tesouro, verificar o histórico de preços e taxas de vários títulos e ser informado sobre as atualizações do site do Tesouro.
Dúvidas, críticas, sugestões? Usem nosso formulário de contato.